sábado, 3 de março de 2007

Para reflexão: Sistemas de Informação vs Infomática

Uma vez mais no decorrer da nossa pesquisa encontramos informação de extraordinário valor, como por exemplo o prefácio do livro 'Planeamento de Sistemas de Informação' [Luis Amaral e João Varajão]

Os prefácios são algumas vezes "deixados de lado", mas este escrito pelo Professor Doutor Altamiro Machado dá o que pensar e foi imposível não transcrever um trecho do mesmo:

"Há cerca de duas ou três décadas, a aplicação da Informática em contextos organizacionais tinha o estatuto de uma arte praticada por técnicos devotados à veneração das tecnologias do processamento e armazenamento de dados. Sendo uma arte, não havia nem conhecimento organizado, nem uma tradição de transmissão de conhecimento sobre esta temática. Tal como nas corporações medievais, o meio previlegiado de aprendizagem era o contacto íntimo do aprendiz com o mestre. Por outro lado esta situação tendia a perpertuar-se pelos esforços dos iniciados em barrarem aos leigos o acesso a esses conhecimentos, através de uma linguagem criptográfica e de rituais que visavam desencorajar a intromissão de estranhos nos domínios sagrados da confraria.

Claro que esta situação foi sendo, pouco a pouco, alterada com a investigação e a criação de cursos na temática que se custuma designar por Informática, mas que, desde o princípio, pelo menos na Europa, transportou consigo o pecado original da dedicação quase exclusiva ao estudo das tecnologias associadas às máquinas e à programação. De certo modo, abandonou-se o aspecto artesanal e iniciático, para passar a concentrar toda a veneração no intrumento e não no estudo das suas aplicações, quer a nível das metodologias de desenvolvimento dessas mesmas aplicações, quer nos seus impactos.

Mais recentemente, uma disciplina com a denominação de Sistemas de Informação tem tentado emergir, dedicando especial atenção à compreenção da interacção entre tecnologias e contextos sociais, nomeadamente os contextos organizacionais e libertando-se de uma vinculação exclusiva aos paradigmas da Engenharia, para se aventurar por outros associados normalmente ao estudo das Ciências Sociais e da Psicologia."

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial